sexta-feira, 19 de março de 2010

Rishikesh again!

Finalmente um tempinho pra escrever!
COm certeza nao e suficiente para contar tudo! Bom, da viagem pra Dharamshala, o que posso dizer e que dalai Lama e um amor, ele explicou a historia do budismo tibetano, falou sobre compaixao, a importancia de se cultivar valores como uma forma de manifestar a paz.. ahh, ele falou em tibetano, mas gracas a Deus havia traducao para ingles... muitos tibetanos vieram para velo e durante varios dias pudemos acompanhar pela tv os ensinamentos dele ao redor do mundo tambem, a cidade inteira acompanha. Mas todo o povo tibetano em geral me impressionou positivamente, sao muito pacificos, muito amorosos, mais que os indianos, e bom, ouvimos historias de quem teve que atravessar a fronteira do tibet para a India, a pe, por 28 dias num frio intenso, comendo apenas uma farinha de um cereal misturada com agua, com criancas junto, e eles so podiam caminhas durante a noite e se escondiam durante o dia, para que os chineses nao os vissem, muitos perderam dedos dos pes e das maos por causa do intenso frio, e tambem em mcloeod ganj existe um hospital que e especializado em tratar vitimas de tortura... e mesmo assim os tibetanos sao muito amorosos, muito sorridentes. Visitamos uma biblioteca que preserva os mais antigos escritos do budismo, porque quando Buda morreu ha uns 2500 anos, seus discipulos queriam preservar o conhecimento, assim existem muitas escrituras originais daquela epoca, que tivemos o presente de poder ver e tambem ouvir pois um dos monjes traduziu algumas partes para a gente.
Na volta, muitas horas na estrada, andei ate em carro da policia militar escoltada por 3 policiais, heheheh, foi bem engracado! Estavamos voltando para rishikesh, eu e Monsi, estavamos indo para a estacao de trem de uma cidade que fica ha umas 4 horas de dharamshala, mas o onibus nos deixou na estacao errada, e ja era noite, nao conseguimos nenhum rikshaw, so tinham homens na rua aquela hora, todos tentando passar a perna nas duas gringas aqui, e estavamos ficando estressadas, qdo apareceu o chefao da policia local e se ofereceu para nos levar pra estacao de trem que precisamos estar em uma hora. Ahh, muitas aventuras na estrada, pegar trem aqui e muito divertido se vc nao esta preocupado com luxo, basicamente tem indianos curiosos olhando para vc o tempo todo como se voce fosse uma aberracao, e eu que geralmente nao gosto de chamar atencao nao conseguia parar de rir...
Quando chegamos em rishikesh nosso plano era ficar em uma pousada boa e barata perto do ashram do Swami Dayananda para estudar Vedanta por uns 20 dias, mas a india sempre muda seus planos, hehehehe, e gracas ao meu irmao indiano vim para o Ashram que ele mora e estou fazendo uma formacao de yoga na tradicao dos himalayas, bom, e so a primeira parte da formacao, que geralmente demora 3 anos pelo menos, mas tem muita coisa que eu posso fazer no Brasil, com um mentor me ajudando.
Bom, acho que vou deixar pra contar mais do ashram outra hora, porque agora tenho que voltar para a aula!!!!
Para vc que me le, "tukcheche"!!!! (obrigado em tibetano)
hehehe!

2 comentários:

  1. oba, que bom ler as suas aventuras! (eu e a erika) ainda mais que hoje é o dia do nosso irmão gustavo!!
    forte abraço querida!

    ResponderExcluir
  2. eu quero ler as desventuras também...rs
    beijos

    ResponderExcluir